Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Primeiro Capítulo

Ciclo de encontros mensais de partilha entre pessoas que escrevem ou querem escrever.

O Primeiro Capítulo

Ciclo de encontros mensais de partilha entre pessoas que escrevem ou querem escrever.

O campo foi à praia

06.10.20, Elisa

praia chapeu de chuva

 

Em Agosto, lançámos o tema Verão como mote para a escrita. A Ana Paula Campos respondeu ao desafio com um "Campo que foi à praia".

 

Terça-feira. Tarde de praia, vento e sol. A pequena extensão de areia, encaixada entre dois pontões, encontrava-se apinhada de gente.

Sentadas sobre uma pedra do pontão, duas figuras improváveis: duas mulheres na casa dos setenta anos, se não irmãs de sangue, certamente irmãs de vida, as fartas cabeleiras grisalhas presas num toutiço, a meio da cabeça, a bata de uma castanha às florzinhas beges, a da outra azul acinzentado às florzinhas brancas, pernas grossas, inchadas e cheias de varizes, o corpo baixo e largo. Juntas, segurando sobre as cabeças um chapéu de chuva de cor indefinida, encaixavam-se entre a família com os miúdos que não paravam quietos e a senhora em meio traje – leia-se topless – e a amiga em diminuto traje completo.

A certa altura, cansadas de observar apenas o que se passava no seu estreito raio de visão, fecharam o chapéu, enrolaram na toalha de praia os poucos pertences que tinham com elas – uma carteira pequena, um pano de cozinha e um pacote de lenços – e levantaram-se. Passos vacilantes de quem não está habituado a caminhar na areia, as duas foram passeando pela pequena praia, por entre os veraneantes, incomodando aqui, desviando-se ali, comentando uma com a outra, provavelmente, os despreparos em que o mulherio se espamarrava ao sol. Devagar, devagarinho, lá chegaram ao pontão do lado oposto, junto do qual descansaram. Mais uns dedos de conversa e iniciaram o caminho de volta, desta vez pela beira-mar, pés dentro de água, batas arregaçadas. Ao chegarem à pedra onde haviam deixado os seus bens, sentaram-se, novamente, juntas, abriram o chapéu de chuva e assim continuaram a conversa que se presumia fiada.

O à vontade das duas mulheres e o sorriso, sem troça, dos presentes, pintaram de ternura aquela situação inusitada. Naquela tarde, o campo foi à praia.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.